sábado, 26 de maio de 2012

Microscopia


Um microscópio Óptico é composto por várias partes, cada uma dessas partes estabelece uma função para a melhor visualização de estruturas, como por exemplo o rim de rato, que foi o objeto de estudo desta aula.
O “pé” ou base serve de apoio aos demais componentes do microscópio, o braço serve como suporte para os componentes. A platina é como uma “mesinha” aonde fixamos a lâmina que iremos observar, a platina possui uma abertura por onde passam os raios luminosos e também pinças que seguram a lâmina, o charriot permite a movimentação da mesma para melhor centralização dessa lâmina. O canhão suporta a lente ocular na extremidade superior e o revólver é uma peça giratória que suporta as objetivas. As lentes objetivas permitem ampliar a imagem em 4x, 10x, 40x e 100x, as oculares permitem ampliar a imagem real fornecida pela objetiva.
O condensador é um conjunto de lentes convergente que orientam e espalham a luz emitida pela fonte luminosa, o diafragma é constituído por palhetas que se movimentam aproximando ou afastando do centro com a ajuda de uma alavanca ou parafuso, serve para regular a intensidade da luz no campo de visão do microscópio e o macrômetro e micrômetro que servem para ajustar o foco.
Na lâmina com o corte de rim de rato foi utilizada a coloração com hematoxilina, nela pudemos observar os vasos sanguíneos, núcleo e citoplasma. O núcleo tinha uma coloração mais escura e forma arredondada. O rim de rato é organizado em uma pirâmide única renal, ao contrário da humana que são várias pirâmides. O óleo de imersão é um óleo especial usado na objetiva de 100x, ele age como ponte entre o vidro da lamina e da objetiva, aumentando assim a definição da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário