quinta-feira, 14 de junho de 2012


Placentação:
1.     Evolução do zigoto a embrião
2.     Reconhecimento materno da prenhez
3.     Implantação
4.     Desenvolvimento placentário
5.     Funções da placenta

Evolução do zigoto a embrião
Após a fecundação ocorre a divisão do ovo gerando a mórula e posteriormente o blastocisto. A posterior evolução do blastocisto dará origem ao trofoblasto e o botão embrionário que, por sua vez, dará origem ao ectoderma, endoderma e mesoderma. Ectoderma: epiderme, pêlo, casco Endoderma: glândulas, fígado, revestimento interno do sistema digestivo. Mesoderma: somitos, tecido muscular liso, estriado e cardíaco, órgãos da circulação (coração, vasos sanguíneos e linfáticos), tecido conjuntivo (ossos, cartilagens, ligamentos e tendões).
Reconhecimento materno da prenhez
O reconhecimento inicial é feito pela proteína trofoblástica fetal, produzida pelo embrião e que informa a mãe de sua presença, fazendo com que ela não produza prostaglandinas e permitindo a manutenção do CL. Após o período inicial começaria haver a síntese de prostaglandina com a conseqüente lise do CL caso em que não haja o reconhecimento da gestação. O período que vai do reconhecimento da prenhez até o fim da união é um período de grande fragilidade, com freqüentes mortes embrionárias e reabsorções. Quando ocorre a união completa (implantação), ou seja, todos os sistemas de anexos estão prontos, o embrião passa a ser um feto e a placenta está verdadeiramente funcionante.

Implantação
É a união completa entre o embrião e a parede do útero.



Desenvolvimento placentário
Cada espécie animal apresenta um tipo de ligação de seus anexos com o endométrio uterino. No útero existem algumas estruturas diferenciadas denominadas carúnculas, cerca de 100. O epitélio que cobre essa região é diferente do epitélio uterino. As glândulas uterinas se abrem na região inter caruncular. A superfície do cório (embrião) tem também um epitélio superficial diferenciado (trofoblasto) e esse epitélio tem a característica de destruição do epitélio uterino, maior ou menor dependendo da espécie.

Funções da placenta
A placenta desempenha múltiplas funções, pulmão, fígado, rins e glândulas endócrinas.Separa o organismo materno do fetal, assegurando:
·     o desenvolvimento do feto.
·     respiração e alimentação do feto
·     eliminação de substâncias metabolizadas pelo feto através o sangue materno
·     é um órgão de filtração
·     é um órgão de secreção interna (PMSG, HCG, P4, E2). Função endórina.
·     transmissão de imunidade parcial nos carnívoros e ruminantes
·     prepara o organismo materno para o parto e lactação futuros através da secreção do HLP (hormônio lactogênico placentário).

Referências:
http://www.mcguido.vet.br/placentacao.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário