terça-feira, 19 de junho de 2012

Relatório 04/06/12

Relatório referente à aula prática do dia 04 de junho - Microscopia.
Tecido Epitelial e tecido conjuntivo

A traquéia é um órgão que se continua com a laringe e termina ramificando-se nos dois brônquios extrapulmonares. Na sua estrutura apresenta um número variável de peças cartilaginosas do tipo hialino, as quais são revestidas por pericôndrio que se continua com um tecido conjuntivo fibroso, unindo as cartilagens entre si.


Epitélio Estratificado Pavimentoso: Tecido pluriestratificado (formado por duas ou mais camadas de células), com morfologia achatada, pode conter na superfície apical uma camada delgada de queratina que auxilia a retenção de água no organismo. Esse tecido forma o maior órgão do corpo, a pele. 


São glândulas cutâneas exócrinas apócrinas do tipo túbulo-alveolar composto, isto é, a porção secretora apresenta túbulos e alvéolos (ácinos) e o ducto excretor é ramificado. Apresentam-se constituídas por 15 a 25 lobos separados entre si por tecido conjuntivo denso e adiposo. Cada lobo constitui uma glândula completa, apresentando seu ducto excretor e sua parte secretora.

Tecido conjuntivo denso modelado: fibras colágenas ordenadas paralelas entre si numa única direção. Entre os feixes de fibras colágenas estão os fibroblastos e fibrócitos.


Membranas elásticas para que a aorta possa suportar as variadas pressões do sangue devido o movimento do coração.

Referências: Atlas de Histologia Médica
Disponível em: <http://antares.ucpel.tche.br/atlas/histologia/>
Disponível em : <http://www.brasilescola.com/biologia/classificacao-dos-tecidos-epiteliais.htm>

Nenhum comentário:

Postar um comentário